Consórcio Prodnorte pede ao Ministro da Educação a instalação da segunda universidade do ES, no Norte do Estado

Prefeitos dos municípios consorciados ao Prodnorte estiveram, ontem (19), em Barra de São Francisco, e entregaram ao Ministro de Eduação, Milton Ribeiro, farta documentação que aponta e comprova possibilidades da criação da segunda universidade do Espírito Santo, no Norte do Estado, através do desmembramento do Ceunes.

A documentação, segundo o presidente do Consórcio, prefeito de Montanha, André Sampaio, além de manifestações da sociedade civil e empresarial, é composta também por relatórios originários de estudos de duas comissões do Centro de Educação, que comprovam viabilidade técnica e econômica para a instalação da universidade no Ceunes.

O presidente do Prodnorte ressalta que esta luta é de todos, e afirma: “Nós, os prefeitos dos municípios do Território Prodnorte, entendendo a importância de uma universidade independente para o desenvolvimento da região, entregamos, em mãos, ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro, farta documentação elaborada pelo Ceunes, onde está apresentada, pautada em critérios técnicos, a viabilidade da instalação da universidade no Norte do Estado, fazendo uso da estrutura existente, hoje, no Ceunes”.

André Sampaio disse que “o Ministro recebeu a documentação, com alegria, e afirmou que os embargos que hoje ele tem são administrativos e financeiros”. Sampaio afirma ainda que o Ministro já tinha conhecimento de que há um processo protocolado de forma virtual, com documento de pedido do Consórcio Prodnorte, assinado pelos prefeitos dos 12 municípios que compõem o Consórcio; e afirmou: “o Ministro se disse grato pelas informações e pela manifestação de busca de desenvolvimento para a região”.

André Sampaio destacou também a iniciativa da senadora Rose de Freitas que se colocou à disposição para encontrar a melhor forma de instituir a Universidade Norte Capixaba.

Ainda segundo Sampaio, a farta documentação entregue ao Ministro está composta de cartas de organizações sociais e empresariais, ofícios, relatórios e outros documentos que comprovam a viabilidade da criação da Universidade no Norte do Estado através do desmembramento do Ceunes.

O presidente do Prodnorte afirmou também que o Governador Renato Casagrande acompanhou a comissão de prefeitos na entrega dos documentos ao Ministro e firmou seu posicionamento em favor da criação da universidade no Norte do Estado.

André Sampaio finaliza falando sobre a importância do apoio que a causa recebeu em Barra de São Francisco com o posicionamento do prefeito e ex-deputado, Enivaldo dos Anjos. “Enivaldo está solidário e engajado na luta pela conquista da segunda universidade para o Estado, e para que ela seja instalada no Norte Capixaba”, finaliza Sampaio.

Publicado em sábado, 20 de novembro de 2021