HISTÓRICO

Fortalecimento da economia regional com respeito às particularidades e aptidões regionais, sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos dos municípios localizados no Extremo Norte e Noroeste Capixaba – Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo. Posteriormente aderiram ao consórcio os municípios de São Mateus, Jaguaré, Nova Venécia e Vila Pavão, esses são os principais objetivos do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (PRODNORTE).

Alinhado às diretrizes do Plano de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, o Consórcio Público PRODNORTE foi construído com base na mobilização dos setores públicos, privado e do terceiro setor, diagnosticando os problemas comuns à região apontando as potencialidades e mecanismos que, de forma estratégica e sistematizada, contribuam para o seu desenvolvimento. O Consórcio abrange uma área que apresenta características de desenvolvimento socioeconômico semelhantes às regiões do sul da Bahia e leste de Minas Gerais, ambas caracterizadas por baixos investimentos, atrativos econômicos e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Com a proposta de realizar atuações conjuntas nos doze municípios integrados ao programa, foi criado o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba. O instrumento de cooperação faculta aos consorciados a execução de ações e programas com vistas à resolução de problemas comuns, a captação de recursos, a ampliação da capacidade de atendimento aos cidadãos, bem como o poder de diálogo das prefeituras junto aos governos Estadual e Federal.

O QUE É O PRODNORTE?

Fruto de uma ação estratégica voltada ao desenvolvimento econômico regional, combate a desertificação, recuperação ambiental, potencialização turística e implementação de projetos objetivando a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade. O consórcio foi apontado como prioritário para o desenvolvimento do Extremo Norte Capixaba, pela comunidade regional.

COMO FUNCIONA O PRODNORTE?

O instrumento de cooperação faculta aos municípios consorciados a execução de ações e programas com vistas `resolução de problemas comuns, a captação de recursos, a ampliação da capacidade de atendimento aos cidadãos, bem como o poder de diálogo das prefeituras junto aos governos Estadual e Federal.

RECONHECIMENTO POLÍTICO

Fruto de uma articulação conjunta, o PRODNORTE tem atraído a atenção da classe política e investidores para a região.

Alguns depoimentos:

(Renato Casagrande – Governador do Estado do Espírito Santo)

“Em nosso primeiro mandato à frente do Governo do Espírito Santo, a partir de janeiro de 2011, avançamos muito no sentido de estruturar e consolidar as políticas desenvolvidas pelo PRODNORTE.

O diálogo com os prefeitos, com o setor produtivo da região e com as lideranças comunitárias foi a principal ferramenta utilizada e a base para que as propostas apresentadas se concretizassem em obras físicas que transformaram a realidade dos municípios do PRODNORTE.

Por reconhecer legítimas as demandas apresentadas, usamos todos os meios legais para levar à região, fábricas e indústrias que estão impulsionando o desenvolvimento, gerando emprego, renda e diversificando a economia.”

(Paulo Hartung  - Ex governador do Espírito Santo)

“É uma alegria acompanhar a evolução e o fortalecimento do Consórcio PRODNORTE ao longo dos últimos anos, uma entidade cujo nascimento estimulei durante a minha primeira passagem pelo Governo do Estado. O planejamento e a integração entre os municípios são fundamentais para a atração de novos investimentos conforme as vocações e potencialidades de cada região. E a atuação do PRODNORTE vais justamente nesse sentido: a entidade se consolidou como uma grande indutora do desenvolvimento do extremo norte capixaba, constituindo-se também em um importante fórum para a discussão e superação de desafios em comum, que exigem a tomada de decisões de forma compartilhada e para além dos limites municipais.”

Bruno Teófilo Araújo, prefeito de Pedro Canário, o novo presidente do PRODNORTE.

“Tive uma grande satisfação de ser eleito presidente do Consórcio Prodnorte, consórcio de 12 municípios do norte do estado responsável pelo desenvolvimento econômico sustentável.

A responsabilidade aumenta, mas as oportunidades ficaram mais próximas. Faremos o possível para ajudar nossa cidade e o norte do estado com esse tão sonhado desenvolvimento econômico.

Agradeço a todos os prefeitos pela confiança em me conceder essa importante missão de ajudar nossa região. Podem ter certeza de que irei me dedicar ao máximo para representar nossa região nas diversas atividades de responsabilidade do consórcio. Buscaremos novas oportunidades para nossa região junto ao governo do estado e ao governo federal.

Gratidão. Essa palavra expressa todo o sentimento que sinto nesse momento. Agradeço a Deus por me dar a oportunidade de ajudar a minha querida cidade e agora de poder ajudar a nossa região que por muitos anos passou por grandes crises financeiras, hídricas, entre outras.”