HISTÓRICO

Fortalecimento da economia regional com respeito às particularidades e aptidões regionais, sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos dos municípios localizados no Extremo Norte e Noroeste Capixaba – Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo. Posteriormente aderiram ao consórcio os municípios de São Mateus, Jaguaré, Nova Venécia e Vila Pavão, esses são os principais objetivos do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (PRODNORTE).

Alinhado às diretrizes do Plano de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, o Consórcio Público PRODNORTE foi construído com base na mobilização dos setores públicos, privado e do terceiro setor, diagnosticando os problemas comuns à região apontando as potencialidades e mecanismos que, de forma estratégica e sistematizada, contribuam para o seu desenvolvimento. O Consórcio abrange uma área que apresenta características de desenvolvimento socioeconômico semelhantes às regiões do sul da Bahia e leste de Minas Gerais, ambas caracterizadas por baixos investimentos, atrativos econômicos e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Com a proposta de realizar atuações conjuntas nos doze municípios integrados ao programa, foi criado o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba. O instrumento de cooperação faculta aos consorciados a execução de ações e programas com vistas à resolução de problemas comuns, a captação de recursos, a ampliação da capacidade de atendimento aos cidadãos, bem como o poder de diálogo das prefeituras junto aos governos Estadual e Federal.

O QUE É O PRODNORTE?

Fruto de uma ação estratégica voltada ao desenvolvimento econômico regional, combate a desertificação, recuperação ambiental, potencialização turística e implementação de projetos objetivando a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade. O consórcio foi apontado como prioritário para o desenvolvimento do Extremo Norte Capixaba, pela comunidade regional.

COMO FUNCIONA O PRODNORTE?

O instrumento de cooperação faculta aos municípios consorciados a execução de ações e programas com vistas `resolução de problemas comuns, a captação de recursos, a ampliação da capacidade de atendimento aos cidadãos, bem como o poder de diálogo das prefeituras junto aos governos Estadual e Federal.

RECONHECIMENTO POLÍTICO

Fruto de uma articulação conjunta, o PRODNORTE tem atraído a atenção da classe política e investidores para a região.

Alguns depoimentos:

(Renato Casagrande – Governador do Estado do Espírito Santo)

“Em nosso primeiro mandato à frente do Governo do Espírito Santo, a partir de janeiro de 2011, avançamos muito no sentido de estruturar e consolidar as políticas desenvolvidas pelo PRODNORTE.

O diálogo com os prefeitos, com o setor produtivo da região e com as lideranças comunitárias foi a principal ferramenta utilizada e a base para que as propostas apresentadas se concretizassem em obras físicas que transformaram a realidade dos municípios do PRODNORTE.

Por reconhecer legítimas as demandas apresentadas, usamos todos os meios legais para levar à região, fábricas e indústrias que estão impulsionando o desenvolvimento, gerando emprego, renda e diversificando a economia.”

(Paulo Hartung  - Ex governador do Espírito Santo)

“É uma alegria acompanhar a evolução e o fortalecimento do Consórcio PRODNORTE ao longo dos últimos anos, uma entidade cujo nascimento estimulei durante a minha primeira passagem pelo Governo do Estado. O planejamento e a integração entre os municípios são fundamentais para a atração de novos investimentos conforme as vocações e potencialidades de cada região. E a atuação do PRODNORTE vais justamente nesse sentido: a entidade se consolidou como uma grande indutora do desenvolvimento do extremo norte capixaba, constituindo-se também em um importante fórum para a discussão e superação de desafios em comum, que exigem a tomada de decisões de forma compartilhada e para além dos limites municipais.”