Prodnorte faz visita técnica ao Idaf e discute adesão ao Susaf/ES

O Consórcio Público Prodnorte, através da Gerência de Desenvolvimento e coordenação do Serviço de Inspeção Municipal realizou, nesta terça-feira (15) visita técnica ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), para discutir adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES).

Segundo a gerente de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp), em exercício, Carolina Dadalto Borgo, a visita técnica serviu para um intercâmbio de informações. “Explicamos durante a reunião como é desenvolvido o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), tiramos dúvidas e alinhamos procedimentos visando à adesão ao Susaf/ES. Em dezembro do ano passado, realizamos uma auditoria prévia orientativa no ProdNorte, que segue demonstrando interesse na estruturação do Serviço de Inspeção para adesão ao Susaf/ES”, disse a gerente.

A gerente de Desenvolvimento Regional do Consórcio Prodnorte, Naiara Lopes Brito, que acompanhou a equipe do SIM, avaliou que a visita ao Idaf foi muito importante para esclarecimento de dúvidas e para a operacionalização do processo tanto de registro do empreendimento quanto de produtos. “A equipe do Idaf dedicou foi muito atenciosa no atendimento às nossas necessidades. Abriu um espaço de diálogo importante e esclarecedor para nós que estamos iniciando o procedimento dos serviços. Vamos, com este apoio, avançar rumo à adesão ao Susaf/ES, para trazer benefícios a nossos empreendedores, como a ampliação de mercado, e aos consumidores da região Prodnorte, com a ferta de produtos de qualidade, disse Naiara Brito.

Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, além da ampliação de mercado, o Susaf/ES contribui para o fortalecimento dos serviços de inspeção, promovendo o avanço no desenvolvimento da agroindústria de pequeno porte, agregando valor aos produtos e ampliando a renda das famílias.

O presidente do Consórcio Prodnorte, prefeito André Sampaio, disse estar feliz com o avanço do Consórcio para a prestação do Serviço de Inspeção sobre produtos de Origem Animal. “Estamos feliz por estarmos evoluindo rumo à prestação do Serviço de Inspeção, via Gestão Consorciada. Será um avanço para a região. Estaremos mais próximos a nossos empreendedores, prestando um serviço de qualidade e ampliando as oportunidades de qualificação e vendas dos produtos. Mas, principalmente, estaremos ofertando produtos de qualidade, como a Carne de Sol, dentre outros, para enriquecimento da culinária de todo o Estado”, disse.

Susaf/ES

O Susaf tem por objetivo promover a equivalência entre o serviço de inspeção municipal (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Na prática, isso significa que a comercialização desses produtos, inicialmente restrita ao município, pode se estender ao Estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES.

Publicado em quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022