Consórcio Prodnorte se reúne com Embrapa, Ufes e Ifes para discutir projeto de fruticultura nos municípios associados

Na manhã desta segunda-feira (16), o Consórcio Prodnorte esteve em reunião remota com representantes da Embrapa, da Ufes e Ceunes/Ufes, do Ifes, de prefeitos e secretários s dos municípios associados. No debate, a “Implantação e Desenvolvimento da Fruticultura na Região Norte do Espírito Santo.

O responsável pela apresentação do projeto foi o Professor da Ufes/Ceunes, Moisés Zucolato. Zucolato informou que o projeto teve sua idealização em 2017, e que já em 2018, o então Ministro Blairo Maggi assinou o protocolo de intensões. E, que em 2021, o objetivo é a implantação da fruticultura no Norte do Espírito Santo.

Segundo Zucolato, o projeto tem, bem definidas, cinco metas: fazer, ainda em 2021, o diagnóstico da região; promover, em 2022, a melhoria das instituições parceiras para melhor atender as demandas dos envolvidos no projeto e promover capacitações, como minicursos e dias de campo; em 2023, fazer a instalação das Unidades de Referências Tecnológicas nos municípios envolvidos.

Os municípios que integram a região de abrangência do Prodnorte serão organizados em dois núcleos: São Mateus e Montanha. O Professor Zucolato chamou a atenção doas equipes municipais e pediu empenho e comprometimento para que seja feito um diagnóstico o mais fiel possível da realidade do município.

O professor apresentou o exemplo do município de Boa Esperança, onde um produtor plantou cajá consorciado com o café, e ao final de três anos, o cajá implantado como segundo produto gerou o dobro da renda do café.

O presidente do Prodnorte, prefeito André Sampaio, disse que fará todo empenho junto a seus pares para que o projeto encontre ‘terras férteis’ nos 12 municípios consorciados e que com certeza renderá bons frutos para a geração de renda dos pequenos agricultores e agricultores familiares, e o fortalecimento da economia regional. André Sampaio fez o relato de uma assentada, que ele visitou no último fim de semana, que lhe fez o seguinte registro: “Quando olho para um pé de cajá, vejo nele 2 mil reais”.

André Sampaio registrou também o empenho da Senadora Rose de Freitas, que disponibilizou seu mandato para esta conquista.

Participaram da reunião Dimmy Silveira Barbosa, pesquisador da Embrapa nas áreas de fruticultura e mandioca; o Professor Moisés Zucolato – Ufes/Ceunes; Sávio Berilli, Diretor Geral de Pesquisa do Ifes; Luiz Antônio Favero, Diretor do Ceunes; os prefeitos André Sampaio, presidente do Prodnorte e Jaime Júnior, prefeito de Ponto Belo; secretários municipais e outros acadêmicos.

Publicado em segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Atualizado em sexta-feira, 17 de setembro de 2021