Prodnorte, IEMA, Esesp e Ufes fazem últimos alinhamentos do curso de “Formação de gestores” em Educação Ambiental

Consolidando mais uma grande conquista, o Consórcio Público Prodnorte, esteve reunido, hoje (10) com o Instituto Estadual de Meio Ambiente – IEMA, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo - ESESP -  e a Universidade Federal – UFES/CEUNES com o fim de fazerem os últimos alinhamentos do curso de Formação de Gestores em Educação Ambiental, a ser ofertado aos municípios associados ao Prodnorte.

Uma das pautas do alinhamento foi a finalização do cronograma de atividades do curso, que definiu a data de início das atividades acadêmicas com a aula inaugural a ser realizada dia 23 de agosto, às 9 horas.

A aula inaugural realizada dia 23 de agosto, às 9 horas e contará com a participação do Diretor Presidente do IEMA, Alaimar Ribeiro Rodrigues Fiuza; do Reitor da UFES, o Professor Paulo Sérgio de Paula Vargas; da Diretora-Presidente da ESESP, Nelci do Belém Gazzoni; do Presidente do Consórcio, Prefeito André Sampaio; do coordenador do Laboratório de Educação Ambiental do Ceunes/UFES, de Anna Tristão, Gerente de Educação Ambiental do IEMA, além de todo o corpo docente que ministrará o curso.

Os municípios consorciados: Ecoporanga, Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Pinheiros, Boa Esperança, Nova Venécia, Vila Pavão, Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário serão pioneiros na formação de gestores para a elaboração e acompanhamento das políticas públicas municipais de Meio Ambiente.

Segundo a secretária executiva do Consórcio, Evany Lira, a expectativa dos participantes é muito grande. “Os municípios que compõem o Prodnorte estão saindo na frente. Este é um ganho imensurável para nossos municípios. Primeiro pela formação em si, estes agentes municipais terão a oportunidade de fazerem um curso de excelência. O Ceunes/Ufes, e aqui agradeço ao Professor Marcos Teixeira, formou uma equipe de mestres e doutores na área ambiental e de sustentabilidade para ministrar as aulas neste curso. Daí a premiação de que falo, que nossos gestores municipais estão recebendo. Mas, a metodologia pensada para esta formação pela Gerente de Educação Ambiental do IEMA, Anna Tristão, com o acompanhamento dos gestores municipais após o curso, com oficinas em cada município, para orientar e acompanhar na construção do Plano Municipal de Educação Ambiental e na execução de Políticas Públicas na área, torna esta, de fato, uma oportunidade ímpar”, disse.

O Professor Marcos Teixeira afirma que seu desejo e empenho é ofertar a melhor qualidade possível neste curso.

Publicado em terça-feira, 10 de agosto de 2021

Atualizado em sexta-feira, 17 de setembro de 2021