PRODNORTE INICIA PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO SIM - SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

O presidente Bruno Araújo e a equipe técnica do PRODNORTE se reuniu nesta quinta-feira (31/10) com o secretário de estado da Agricultura Paulo Foletto, com o objetivo de dar início a implantação do Serviço de Inspeção Municipal - SIM.

O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito nos municípios.

Com a entrada em vigor do Decreto Federal nº 10.032, a partir de 02 de fevereiro de 2020, os municípios que compõem o consócio podem comercializar seus produtos em todo território do consócio, aderindo ao SIM. Além disso, o PRODNORTE já se prepara para requerer a equiparação do SIM ao SUSAF ((Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). O SUSAF permite a comercialização dos produtos em todo território do Espírito Santo, ampliando, assim, as oportunidades dos produtores da região.

Mervaldo de Oliveira Faria

Publicado em sexta-feira, 01 de novembro de 2019