Consórcio Público Prodnorte cria Programa de Serviço de Inspeção Municipal

Após aprovação em Assembleia Geral da prestação do Serviço de Inspeção Municipal através da Gestão Consorciada, o presidente do Consórcio, prefeito André Sampaio, publicou, ontem (25), Resolução de criação do Programa.

Segundo André Sampaio, o objetivo do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, após longa discussão com os prefeitos e secretários municipais de Agricultura dos municípios consorciados, foram fixados em garantir a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização das agroindústrias, de modo especial as da agricultura familiar. “O SIM é um apoio à otimização das políticas públicas no fortalecimento do município e sua produção local. Mas, quem mais ganha é o produtor, que com a assistência recebida, imprimirá maior qualidade a seu produto, além de ampliar o mercado para a comercialização”, disse.

A Secretária Executiva do Consórcio, Evany Lira, afirma que com a prestação deste serviço, o Prodnorte amplia sua área de atuação em uma área bastante sensível, mas muito promissora. “Como disse nosso presidente, André Sampaio, o SIM-Prodnorte veio para garantir a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização das agroindústrias. Para isto, construímos metas e vamos persegui-las”.

As metas, segundo Evany Lira, são reduzir a produção e o fornecimento, à população, de alimentos sem procedência (clandestinos), com o fim de reduzir os riscos de contaminações alimentares e disseminação de doenças como cisticercose, brucelose, listeriose, tuberculose, salmoneloses entre outras.

O Programa prevê a ampliação de marcado para a comercialização dos produtos inscritos no SIM, em todo o território composto pelos 12 municípios consorciados. A secretária executiva do Prodnorte afirma que cinco municípios já estão alinhados ao Programa com a aprovação das leis unificadas de criação do SIM.

O Serviço ofertado pelo Consórcio Prodnorte será lançado dia 17 de dezembro, com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto; dos presidentes do Incaper, Antônio Machado; do Idaf, Mário Louzada; do superintendente do MAPA no Espírito Santo, Aureliano Nogueira e dos prefeitos, secretários municipais e empreendedores.

Para André Sampaio, a prestação do serviço SIM-PRODNORTE auxiliará os municípios na  execução das normas de Inspeção Sanitária sobre os alimentos de consumo humano, de origem animal.

Publicado em sexta-feira, 26 de novembro de 2021