São Mateus integrará o SIM-PRODNORTE

Em reunião, ontem (25) com a secretária executiva do Consórcio Prodnorte, Evany Lira, e a equipe de implementação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM-POA, o veterinário Fabiano Martins e o assessor de projetos, Marcelo Almeida, os secretários municipais de Governo, Hassan Rezende e de Agricultura Renilton Quinquim Correia afirmaram que o município de São Mateus, que já oferece o serviço, fará a adequação da legislação, ainda este ano, para integrar o SIM-PRODNORTE.

Em avaliação da inclusão de São Mateus ao Serviço de Inspeção Municipal em Gestão Consorciada pelo Prodnorte, a secretária executiva, Evany Lira, afirma que há ganhos para o município e para o Consórcio: “São Mateus ganha com a expansão de mercado, uma vez que seus empreendedores poderão comercializar seus produtos em todo o território do Consórcio, que hoje atinge aproximadamente 400 mil habitantes. O Consórcio ganha, porque trabalha para o desenvolvimento regional e, com a vinda de São Mateus, maior município consorciado, é a garantia de oferta de produtos de qualidade em toda a região, de abertura do mercado de São Mateus para produtos produzidos por municípios menores, levando oportunidade de ampliação de negócios para, por exemplo, pequenos empreendedores de Mucurici e Ponto Belo, que também aderiram ao Serviço”, disse.

O presidente do Consórcio, prefeito André Sampaio, disse que este será um serviço de extrema importância para o desenvolvimento regional, pois, justifica André Sampaio: “Para além da ampliação de mercado, que sai do local para o regional, o SIM-PRODNORTE trabalha pela qualificação dos produtos e, isto”, diz André Sampaio: “Colocará na mesa do consumidor produtos de qualidade e com as garantias do emprego de boas práticas em sua produção. Ganha o empreendedor, e ganha o consumidor”.

O presidente disse também que o SIM além de atrair novos investimentos, fortalece as relações de mercado e possibilita que novos empreendedores possam formalizar seus negócios e ganhar mais e mais mercado.

O Consórcio Prodnorte é formado por 12 municípios. Cinco deles já aprovaram lei criando o serviço, e os demais estão em fase de tramitação.

Ainda segundo Evany Lira, o Prodnorte está em fase de regulamentação e normatização do Serviço de Inspeção Municipal para Produtos de Origem Animal – SIM/POA: “Estamos trabalhando, por determinação do presidente, André Sampaio, para que o processo seja finalizado ainda este ano, com o início dos trabalhos em 2022”.

Evany Lira esclarece que os processos terão toda tramitação on-line no Portal do Consórcio, a exemplo do que já acontece com o Licenciamento Ambiental.

Publicado em terça-feira, 26 de outubro de 2021

Atualizado em terça-feira, 26 de outubro de 2021