Consórcio Prodnorte se insere na luta pela conquista da Universidade Federal Norte Capixaba

O Consórcio Público Prodnorte, que reúne doze municípios do Norte do Estado, se insere na luta em prol da criação da Universidade Federal Norte Capixaba, pelo desmembramento do Ceunes, da Universidade Federal do Espírito – Ufes.

Para fortalecer o debate, o Consórcio se reuniu, na última sexta-feira (15), no Ceunes, com representante da diretoria do Campus e professores integrantes da primeira e segunda comissões especiais do Ceunes, para conhecer e analisar os resultados dos estudos realizados por estas comissões com o fim de apresentar dados sobre as condições necessárias para a criação da Universidade Federal Norte Capixaba, a ser localizada na cidade de São Mateus, por desmembramento do Ceunes.

Os prefeitos, após a análise dos dados apresentados pelos professores Keydson Quaresma, Willian Gonçalves e Vander Calmon, concluíram que a região tem a necessidade de ampliar a oferta de ensino superior gratuito e de qualidade, e que mais que isto, com a estrutura já instalada no Campus do Ceunes, tem as condições necessárias para abrigar esta Universidade. E, segundo o presidente do Consórcio, prefeito André Sampaio, diante das condições apresentadas, os prefeitos deliberaram pela elaboração de documento onde se registram estas condições e possiblidades, para ser encaminhado ao Ministro de Estado da Educação, com a solicitação da criação da segunda universidade federal no Espírito Santo, na cidade de São Mateus, que já oferece estrutura para abrigar a instituição.

O Consórcio Prodnorte é um consórcio intermunicipal que tem por foco o desenvolvimento da região, e os prefeitos entendem que não há investimento que possa superar a presença de uma universidade federal para promover o desenvolvimento do Norte do Estado. Daí nossa união em torno desta conquista”, disse.

O presidente disse também que o documento apontará os gargalos que representam entraves para o desenvolvimento da região, mas apontará também as potencialidades que aguardam por uma educação de qualidade pautada na Ciência e na Tecnologia, para construir seu desenvolvimento através de preceitos técnicos e pesquisa científica aplicada”, destacou.

Ainda segundo Sampaio, o Consórcio optou por formar uma comissão com de prefeitos para ir a Brasília, acompanhados de deputados da Bancada Federal, para fazer, pessoalmente, a entrega do documento ao Ministro, e dialogar com ele sobre as condições da região.

Presente ao evento, o deputado estadual José Eustáquio de Freitas, deputado da região, aplaudiu a iniciativa do Consórcio e disse reconhecer a luta dos prefeitos como uma ação de gestão integrada regional de primeira grandeza, pois os investimentos tanto públicos quanto privados que estão a chegar à região precisam encontrar terreno fértil para prosperar, e que isto só acontecerá se a população receber educação de qualidade para ocupar os espaços que estes investimentos venham a oferecer. Disse estar unido aos anseios da região e disposto a trabalhar pela vinda da universidade. Comprometeu-se a buscar novos apoios e afirmou que o Governador Casagrande apoiará o movimento.

Publicado em segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Atualizado em segunda-feira, 18 de outubro de 2021