Aula inaugural do Curso de Educação Ambiental e Políticas Públicas

Na manhã desta segunda-feira (23) os gestores municipais selecionados para a formação no curso de Educação Ambiental e Políticas Públicas participaram da Aula Inaugural do Curso, realizada por vídeo aula.

Participaram do evento representantes doas instituições parceiras no projeto: o presidente do IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente, Alaimar Fiuza; a presidente da ESESP - Escola de Serviço Público do Espírito Santo, Nelci Gazzoni; a representante do Ministério Público Estadual, Margarete Shayder; pela UFES – Universidade Federal do Espírito Santo: o Pro-Reitor, Renato Neves; o diretor do CEUNES/UFES,  Luiz Antônio Fávero Filho, o  diretor do LABEA – Laboratório de Educação Ambiental e coordenador do curso de Educação Ambiental e Políticas Públicas; o presidente do Prodnorte, prefeito André Sampaio; a gerente de Educação Ambiental do IEMA Anna Tristão, o corpo docente do curso e os gestores municipais.

O Professor Marcos Teixeira foi o responsável pela exposição da Aula, e afirmou que o curso te o objetivo de formar agentes municipais para compreenderem os aspectos históricos, filosóficos e legais que fundamentam a Educação Ambiental como ação pedagógica e como política pública.

Teixeira disse que a Educação Ambiental nasceu nas ruas com resposta ao alto índice de acidentes ambientais, que afetaram a qualidade de vida. E, que como política pública precisa dar conta de gerir este tema. O professor Teixeira afirma que avançamos muito, mas que ainda há muito o que fazer e lembra: “Apenas 7 municípios no Espírito Santo possuem Educação ambiental” e, pede reponsabilidade aos gestores matriculados no curso, para assumirem a partir de hoje o trabalho como gestores e articuladores das políticas púbicas ambientais no município.

Marcos Teixeira disse que o curso vi além de educar para preservar a natureza, que tem que gerar impactos sociais como resposta.

Pioneirismo

Os municípios do Consórcio Prodnorte serão pioneiros na oferta desta formação a seus gestores e para o presidente do Consórcio, André Sampaio, este é um grande ganho para a sociedade do Norte Capixaba.

Publicado em segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Atualizado em sexta-feira, 17 de setembro de 2021