Prodnorte, em reunião com os municípios, finaliza minuta de lei que cria o Serviço de Inspeção Municipal

O Consórcio Prodnorte esteve reunido, no último dia 20, com secretários municipais de agricultura e técnicos dos municípios consorciados para finalizar a redação da Minuta de Lei de Criação do Serviço de Inspeção Municipal – Produtos de Origem animal, a ser criado nos municípios.

Segundo a secretária executiva do Prodnorte, Evany Lira, a reunião foi muito produtiva, tanto na qualidade do debate quanto na participação dos municípios. “Dos doze municípios consorciados, dez estiveram presentes através dos secretários municipais de Agricultura ou de Desenvolvimento Rural. A contribuição de todos eles, por força do conhecimento da realidade local e regional, veio se somar à experiência e conhecimento acadêmico da assessoria que o Prodnorte tem recebido do auditor Fiscal Federal Agropecuário, Luís Eduardo da Silva, Gestor Estadual do SISBI/POA Rio de Janeiro; e de Danieli Cabrioti, veterinária, diretora executiva do CONDEVALE no Mato Grosso”. Acreditamos que o Prodnorte está apresentando uma minuta com boa redação e adequada com o que há de mais recente em termos da legislação”, disse.

O presidente do Prodnorte, prefeito André Sampaio, defende a criação do Serviço de Inspeção Municipal – Produtos de Origem Animal no território dos municípios consorciados porque a oferta deste serviço contribui para a melhoria da qualidade dos produtos e a ampliação do mercado. “Após criado, os municípios que aderirem ao serviço poderão comercializar os produtos inspecionados em toda área territorial dos municípios participantes do Consórcio. E após, com a inscrição do Consórcio no SISBI, esta comercialização se estenderá para o Estado”, disse.

Publicado em terça-feira, 27 de julho de 2021