Prodnorte apoia o movimento de debate da Educação Superior no Norte do Espírito Santo

O presidente do Consórcio Prodnorte, prefeito André Sampaio, recebeu na tarde de ontem (26), o Professor Doutor da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/CEÚNES, Vander Calmon Tosta, presidente da Comissão de Análise e Avaliação do Ensino Superior no Norte do Espírito Santo, que veio em busca de diálogo com os representantes dos poderes constituídos nos 12 municípios que compõem o Consórcio.

Segundo o professor Vander Calmon, o debate é sobre a Educação Superior no Norte do Estado, com o fim de discutir a realidade que hoje se apresenta. Vender Calmon elabora estudo sobre esta realidade e apresentou ao presidente do Prodnorte alguns números que deixam claro a necessidade de a sociedade do Norte Capixaba se inserir nesta luta.

Segundo os estudos do Professor Calmon, o Espírito Santo é a quarta maior renda per capita dentre a economia dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal (dados de 2011), ficando atrás apenas do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. É a 14ª Unidade Federativa em população com 1,9% da população brasileira. Mas, quando se fala em oportunidades na oferta de Educação Superior Pública, fica, com apenas uma universidade pública, ao lado de Sergipe que abriga 1,1% da população do Brasil, Rondônia com 0,8%, e Acre com 0,4%.

O presidente do Prodnorte, André Sampaio, comprometeu-se com o professor Calmon a promover o diálogo com seus pares e afirmou: “O Consórcio Prodnorte já tem história nesta luta pela melhoria da qualidade do Ensino Superior e pela ampliação de oportunidades no Norte do Estado e, os prefeitos dos municípios consorciados ‘não fogem à luta’. Estaremos juntos neste debate e na luta pela conquista de uma segunda universidade para o Espírito Santo”, disse.

André Sampaio falou também da demanda que existe no Estado por mais um curso de Medicina, uma vez que com pouco mais de 4 milhões de habitantes, um único curso não atende a demanda. “Isto reflete nas administrações municipais, que tem dificuldades de compor a equipe médica para atendimento à atenção primária nos municípios”, completou.

O Professor Calmon convida para o início doa debates, que acontecerá dia 28 (amanhã), às 19 horas, pelo canal CeunesUfes, no YouTube.

Publicado em terça-feira, 27 de julho de 2021