Prodnorte abre inscrição para o curso de formação de gestores em Educação Ambiental

Em reunião, ontem (29), com a participação dos gestores das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, os envolvidos no projeto de “Formação de gestores em Educação Ambiental”, IEMA, UFES/CEUNES e o Prodnorte ajustaram com os municípios o início das inscrições para as vagas do curso.

Serão cinco vagas destinadas a cada município associado, para serem ocupadas por profissionais ligados à administração pública, de preferência efetivo, e uma vaga destinada ao Legislativo.

“O curso terá a duração de 180 horas, será ofertado na modalidade EAD, e será ministrado por um corpo docente altamente qualificado, formado por mestres e doutores da Universidade Federal, para este fim contratados”, disse Angélica Abrantes, coordenadora de projetos do IEMA.

Para o professor Marcos Teixeira, coordenador do Laboratório de Educação Ambiental do Ceunes/UFES falou sobre a importância do processo de formação e afirmou: “A parte da UFES não poderia ser outra senão a formação. E, especificamente na área de Meio Ambiente, onde a Universidade tem know-how”, disse.

A Gerente de Educação Ambiental do IEMA, Anna Cláudia Tristão, afirmou que a proposta de início do curso é o mês de agosto. E, a partir desta data, ficou acertado que as inscrições serão encerradas em 14 de julho, quando os municípios deverão encaminhar as inscrições ao Consórcio Prodnorte.

Importante ressaltar que os indicados deverão ser escolhidos dentre os profissionais, de preferência efetivos, proativos e engajados com o tema, e que assumam o compromisso de atuarem na condução da política ambiental do município, inclusive com participação na elaboração do arcabouço legal.

Para a secretária executiva do Prodnorte, Evany Lira, este curso de formação representa um marco na história da região. “Nunca foi ofertada uma formação ao cidadão, para que ele se capacite para participar dos destinos de seu município, com a elaboração de leis que, realmente, atendam às demandas locais e regionais. Esta é uma grande conquista”, finaliza Evany Lira.

Data de Publicação: quarta-feira, 30 de junho de 2021