Prodnorte discute desenvolvimento regional com o Sebrae-ES

O Consórcio Público Prodnorte esteve reunido na tarde de hoje (10) com o Sebrae/ES, agência São Mateus e, na pauta, o presidente André Sampaio, trouxe a discussão do desenvolvimento regional sustentável, que é a principal bandeira do Consórcio.

O entendimento do presidente André Sampaio, é de que o Sebrae é, desde longas datas, parceiro dos municípios consorciados, mas que até então as ações têm sido individualizadas, e que a proposta discutida para o momento, é uma ação conjunta com o fim de somar ideias, experiências e esforços com o objetivo de fortalecer a integração da região na busca do desenvolvimento socioeconômico.

A gerente regional norte do Sebrae-ES, Clebia Pettene de Souza, já apresentou uma pré proposta de trabalho para garantir esta integração e promover o desenvolvimento através de levantamento das potencialidades, necessidades e desejos do município, para ser, posteriormente, alinhada com os municípios.

Clébia Pattene vê o Prodnorte como um fórum de debate propício para arregimentar estas ações, captar recursos e fortalecer o território.

Os próximos passos serão tomados em uma reunião, ainda sem data, com os municípios, com a participação dos prefeitos e secretário da pasta eleita para capitanear o desenvolvimento local.

Para André Sampaio, a região está construindo uma nova cultura para a região. Não se afastam do olhar local, mas estende o olhar para o regional. “Há a consciência de que ninguém cresce e desenvolve sozinho”, disse.

Participaram da reunião, além do presidente, André Sampaio, e da gerente regional norte do Sebrae-ES, Clebia Pettene; o secretário de Turismo de Conceição da Barra, Roberto Malacarne, representando o vice-presidente do Consórcio, prefeito Mateusinho; Raick Ribeiro, secretário de Turismo de Mucurici, representando o secretário geral do Prodnorte, prefeito Atanael Wagmacker; o Wagner, também consultor do Sebrae; Evany Lira e Cícero Dantas, respectivamente, secretária executiva e diretor da área de turismo do Consórcio.

Publicado em quinta-feira, 10 de junho de 2021