Prodnorte reúne com agentes municipais de turismo das regiões Pedra, Pão e Mel e Doce Terra Morena

O Consórcio Público Prodnorte esteve reunido, dia 20, com representantes de municípios das regiões Nordeste e Noroeste, nas áreas de Cultura e Turismo para troca de ideias e elaboração de propostas para evidenciar o turismo na região. O evento aconteceu no Centro Cultural Casarão em Nova Venécia.

Representando o Prodnorte estiveram presentes Cícero Dantas, gerente da área de turismo sustentável e Marcelo Oliveira Almeida, assessor de projetos. Representantes dos municípios de Ecoporanga, São Gabriel da Palha, Boa Esperança, Vila Pavão, Barra de São Francisco e Montanha. O grupo foi recepcionado pelo coordenador da Região Turística Pedras, Pão e Mel, que também coordena o turismo em Nova Venécia, Anderson Sabino.

A reunião foi uma iniciativa do Consórcio, que em um ato de escuta, busca, junto com os municípios, elaborar uma proposta de trabalho para fortalecimento do turismo na região. “Temos que catalogar nosso potencial paisagístico, turístico, ambiental e socioeconômico para apresentar para a gestão estadual, na busca de apoio para as propostas dos gestores municipais para o desenvolvimento do turismo regional”, disse Cícero Dantas.

Dantas disse também que o Consórcio, em um planejamento conjunto com os municípios, deve elaborar mostras do potencial turístico da região para divulgação com o fim de alavancar o potencial dos municípios.

Anderson Sabino falou da importância da cadeia produtiva e ecológica para tornar ainda mais forte o turismo local. “Acreditamos no potencial turístico, principalmente no que diz respeito ao turismo sustentável. Em primeiro lugar envolver os principais atores do município, que promovem, através de produtos orgânicos, artesanato e outros, o turismo local, debater ideias e coletar sugestões para o fortalecendo de toda cadeia turística dos municípios do interior”, disse.

Os 12 municípios associados ao Prodnorte estão distribuídos nas regiões turísticas Pedras, Pão e Mel; e Doce Terra Morena.

Turismo sustentável

O Consórcio Prodnorte tem o desenvolvimento regional sustentável por premissa e com este fim procurará desenvolver projetos que preservem as tradições locais e recursos naturais, respeitando o protagonismo das comunidades locais e sua expansão para ultrapassar as fronteiras do Território Prodnorte.

Segundo a secretária executiva do Prodnorte, Evany Lira, o Prodnorte tem por princípio o desenvolvimento regional sustentável e comunga dos objetivos do milênio. “O Consórcio pensa o turismo pautado no tripé da sustentabilidade como uma ‘atividade economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta’”, disse Evany Lira.

Publicado em quarta-feira, 26 de maio de 2021

Atualizado em quarta-feira, 26 de maio de 2021