Prodnorte reúne com o Ceunes/Ufes e OCB para discutir desenvolvimento regional

O Consórcio Público Prodnorte esteve reunido na tarde de ontem (19) com o Centro Universitário Norte do Espírito Santo – CEUNES e com a Organização das Cooperativas Brasileiras - Sistema OCB/ES para discutir desenvolvimento regional. Participaram da reunião os prefeitos André Fagundes, de Nova Venécia; Atanael Wagmacker, Mucurici; e Jaime Júnior, Ponto Belo; Luiz Antônio Favero Filho, diretor do Ceunes e David Duarte Ribeiro, assessor de Relações Institucionais da OCB/ES. Os demais municípios consorciados se fizeram representar por servidores ligados ao gabinete do chefe do executivo.

Luiz Favero lembrou a importância da universidade para o desenvolvimento regional e das parcerias já estabelecidas com o Prodnorte, principalmente na área da Educação Ambiental. Mas, o ponto alto da apresentação de Favero foram as informações que podem resultar em melhor aproveitamento, pela região, das possibilidades de desenvolvimento que a Universidade oferece.

Favero apresentou alguns dados que apontam para a possibilidade de a região do Território Prodnorte usufruir melhor das oportunidades que a universidade oferece no Ceunes. Um exemplo é a ocupação das vagas. Dos 12 municípios associados ao Prodnorte, retirando São Mateus, ocupam apenas 734 vagas das mais de 5 mil oferecidas em 2020.

Para o Diretor do Ceunes há ainda um desconhecimento dos benefícios que a Universidade oferece pelo Programa de Assistência ao Estudante, como: auxílio à alimentação, à moradia, ao transporte, e até mesmo ao material de consumo.

O cooperativismo como desenvolvimento

Por sua vez, o Assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES, David Duarte Ribeiro, apresentou o cooperativismo como uma importante alternativa para o desenvolvimento do Espírito Santo e de seus municípios, em razão de serem empreendimentos sustentáveis por natureza e, que por esta razão pode e deve ganhar mais destaque como uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico e social para os nossos municípios.

Ribeiro colocou as propostas da OCB à disposição dos prefeitos e vereadores, na perspectiva de elas serem incorporadas aos programas de governo.

Publicado em segunda-feira, 24 de maio de 2021