Consórcio Prodnorte será pioneiro na oferta de formação de gestores em Educação Ambiental

Os doze municípios associados ao Consórcio Público Prodnorte serão pioneiros na formação de gestores municipais para a elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental.

A formação será realizada através de um curso de extensão, ministrado pela Universidade Federal do Espírito Santo, em acordo de cooperação com a ESEP, conveniada com o IEMA para este fim. O curso terá carga horária de 180 horas, com previsão de ser iniciado em julho deste ano, e ofertará 60 vagas, que serão preenchidas em diálogo com os municípios.

Segundo a Gerente de Educação Ambiental do IEMA, Anna Cláudia Tristão, esta ação é um desdobramento do Programa Estadual de Educação Ambiental tornada realidade pelas parcerias estabelecidas entre o IEMA, a ESESP, a UFES e o Ministério Público.

Pioneirismo do Consórcio Prodnorte

Anna Tristão esclarece também que as diretrizes de formação previstas no Plano Estadual de Educação encontraram terreno fértil no Consórcio Prodnorte, que já havia apresentado a demanda à Universidade Federal na busca de formação em Educação Ambiental, que contemplasse os dozes municípios que compõem o território Prodnorte. “Isto facilita o desenvolvimento da ação pelas instituições conveniadas, pela parceria estabelecida com o Consórcio”, disse Anna Tristão.

O presidente do Conselho de Administração do Consórcio, André Sampaio, afirma que esta, talvez seja uma das ações mais importantes que o Consórcio venha a desenvolver este ano. “A sustentabilidade é a mola mestra para o desenvolvimento que buscamos. E, não se pode falar em sustentabilidade sem pensar a educação ambiental como o ponto de partida para o desenvolvimento, pois, é através dela que construiremos a harmonia entre os três elementos que formam o tripé que sustenta o desenvolvimento: meio ambiente/sociedade/economia”, disse André Sampaio.

André Sampaio, que veio do meio acadêmico, diz que se empenhará, pessoalmente, junto aos prefeitos dos municípios consorciados, na mobilização dos participantes, que ocuparão as 60 vagas oferecidas pelo curso.

Publicado em terça-feira, 11 de maio de 2021