PRODNORTE PARTICIPA DE INTERCÂMBIO EM SANTA CATARINA

OS CONSÓRCIOS PRODNORTE E CIM NOROESTE FORAM CONHECER A EXPERIÊNCIA DO CIMVI - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ - SC

Com o objetivo de introduzir novos modais de tecnologia e soluções para a região Norte, Nordeste e Noroeste do Espírito Santo, os Consórcios PRODNORTE e CIM NOROESTE estiveram no Vale do Itajaí em Santa Catarina para conhecer o CIMVI - Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, na cidade de Timbó.

A comitiva formada pelo prefeito de Água Doce do Norte e presidente do CIM NOROESTE, Paulo Márcio, pelo Secretário Executivo do PRODNORTE, Mervaldo de Oliveira Faria, pela Diretora Executiva do CIM NOROESTE, Juliane Augusta Dilly Alves, as Engenheiras, Dulcinéia Silva Souza e Margarida Ventura Santana.

Na oportunidade puderam vivenciar um dia de trabalho no Consórcio, que é pioneiro no tratamento de resíduos sólidos urbanos. Já na área de turismo uma explanação de como o consórcio tem alavancado a economia local com a criação de selos das diversas práticas e modalidades de turismo.

A Equipe foi recebida pelo Diretor Executivo Fernando Tomaselli, pela Gestora de Meio Ambiente Sandra Regina Batista, pela Gestora de Turismo e Cultura Arlete Regilene Scoz.

O CIMVI tem mais de vinte anos de experiência e tem se tornado uma referência de consórcio público no país.

Na questão ambiental, além do licenciamento, está em atividade o processo de finalização do aterro sanitário, administrado pelo próprio consórcio. Mais 60 pessoas trabalham na reciclagem, o material não reciclado passa por um processo de aproveitamento para geração de energia elétrica e os dejetos viram matéria prima para produção de pisos, bancos, placas e outros.

A Educação Ambiental tem sido destaque do consórcio que criou em seu entorno o Parque do Girassol com trilhas na Mata Atlântica preservada onde centenas de alunos recebem instruções, essenciais para que toda população participe do projeto de destinação correta de resíduos sólidos urbanos.

O Turismo é uma grande alavanca para o desenvolvimento da região. O consórcio criou vários selos turísticos onde há diversão e entretenimento para todos os gostos, sem competição entre as cidades, toda a região ganha com o trabalho de divulgação de roteiros, hotéis, pousados e gastronomia.

A Equipe do PRODNORTE ainda esteve na cidade de Mafra, onde conheceram um sistema de produção de energia elétrica gerada através da queima do lixo num processo de pirólise, mais uma alternativa para a eliminação dos lixões e diminuição dos aterros sanitários. Todo lixo vira energia elétrica e o que sobra é uma cinza composta de material inerte que ainda pode ser aproveitada na construção civil. O processo não agride o meio ambiente pois não possui efluentes e há tratamento e aproveitamento dos gases produzidos.

Hoje os municípios capixabas gastam muito recurso com a destinação final dos resíduos, tendo que transportar para os aterros da Grande Vitória, que consome uma fatia significativa da receita municipal, comprometendo os investimentos em outras áreas mais importantes.

A intenção do intercâmbio de consórcios é exatamente buscar alternativas que visem a melhoria de vida dos cidadãos dos municípios consorciados, aliada a uma mentalidade ecologicamente correta e o desenvolvimento regional como a geração de emprego e renda.

O presidente o PRODNORTE Bruno Araújo, tem incentivado a busca de soluções viáveis para o desenvolvimento econômico de toda a região, num trabalho incansável de busca de alternativa já experimentadas que deverão serem adaptadas à realidade de cada município.

Mervaldo de Oliveira Faria

Publicado em sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020