PRODNORTE REALIZA PRIMEIRO SEMINÁRIO REGIONAL DE REFLORESTAMENTO

Aconteceu nesta quarta-feira (15/01) na Câmara de Vereadores de Pinheiros o I SEMINÁRIO REGIONAL DE REFLORESTAMENTO, promovido pelo Consórcio Público PRODNORTE, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEAMA, Instituto Estadual de Meio Ambiente – IEMA, Plantio Brasil e Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios São Mateus e Itaúnas.

O Seminário tem o objetivo de reflorestar áreas degradadas e nascentes nos doze municípios que compõem o PRODNORTE, num esforço conjunto entre governo e sociedade civil organizada, para evitar os graves problemas ambientais em áreas susceptíveis à desertificação.

O presidente do PRODNORTE, prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, abriu o seminário convocando os municípios à troca de experiências para o aperfeiçoamento dos trabalhos do consórcio. Agradeceu a presença maciça dos representantes dos municípios, e ao governo do estado, enfatizando a parceria com o PRODNORTE. Recentemente o consórcio recebeu dois veículos e equipamentos da SEAMA para reforçar o atendimento no licenciamento ambiental.

Bruno ainda salientou que para o sucesso de projetos ambientais é necessário o gerenciamento e o acompanhamento das áreas reflorestadas, para surtir o efeito desejado.

O Prefeito anfitrião, Arnóbio Pinheiro, acolheu os presentes, se colocando à disposição do projeto, falou sobre a importância da participação da população em eventos que visem a proteção do meio ambiente.

Na mesma linha, o Prefeito de Boa Esperança, Lauro Vieira, parabenizou o PRODNORTE pela iniciativa, enfatizou o envolvimento de outros órgãos e, também da população.

Os vereadores Iverlan Moreira Barbosa e Pablo Renan representaram a Câmara de Vereadores de Pinheiros.

O diretor do PLANTIO BRASIL, Carlos Humberto de Oliveira, iniciou as palestras com a apresentação da instituição que pretende incentivar o plantio de quinze mil árvores na região do PRODNORTE.

A representante do WRI BRASIL, a Engenheira Florestal, Luciana Medeiros Alves, também fez a apresentação da ONG entrando como parceira no projeto.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus, Emerson Rodrigues Machado, apresentou dados alarmantes sobre a degradação ambiental de todas extensão do Rio São Mateus, da nascente até a foz em Conceição da Barra.

Representando o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas, Kleilson Martins e Fagna Silveira, fizeram a apresentação do trabalho do comitê, que não é muito diferente do Bacia do Rio São Mateus, com agravante de ser uma área conflituosa quanto ao uso da água para a agricultura.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente, interino, Elder dos Reis Tesch, falou sobre os programas existentes em nível de governo, na criação do programa Revivendo Rios, do Programa Reflorestar, do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e do Plano Estadual de Educação Ambiental. Disse que o estado é parceiro nas iniciativas de proteção ambiental.

A representante do IEMA, Andressa Bachetti Pinto, palestrou sobre a Desertificação da região norte do Espírito Santo, apresentou dados e estudo realizados na área, tanto no estado com no país.

O secretário executivo do PRODNORTE, Mervaldo de Oliveira Faria apresentou a equipe de trabalho, Elder Chagas, Liziany Sena e Margarida Santana que fez uma explanação sobre os trabalhos desenvolvidos pelo consórcio.

Como encaminhamentos, o presidente do consórcio Bruno Araújo, anunciou os seminários nos municípios, o levantamento de demandas e novos parceiros para o projeto.

Estiveram presentes ainda, secretários municipais e técnicos dos municípios do PRODNORTE, o coordenador a ONG Voluntários do Bem, Silmar Barbosa Neres, representante do ICMBIO, Alberto Felipe Klotz, Sociedade Amigos do Parque de Itaúnas – SAPI, Márcia Nederman e representantes da MULTIVIX.

Bruno agradeceu a participação ativa de todos, a parceria com o governo do estado, com as prefeituras e os parceiros.

Data de Publicação: quinta-feira, 16 de janeiro de 2020